EU PERFORMANCE 2016 Belém -P ará- Participação





ATos perFORM_Ativos em REAL_ação: o EU corpuscidade nas InstalAÇÕES em rede

Atriz-performer: Rosilene Cordeiro[1]

O QUE
Uma intervenção entre fluxo e deslocamento refletindo o corpo do atuante expandido na tentativa de ação e diálogo, entre mobilidade e fixidez num continuum no qual a audiência interaja, comunique-se e expresse-se no que se vê, ouve, sente, comunga, aproxima-se e distancia-se artística e esteticamente do cotidiano imediato, banal e ao mesmo tempo espeta[O]cular do qual a pesquisa se embebe poeticamente, enquanto ato CRIA_tivo.


A performer propõe, assim, a partir de uma síntese expositiva de seu trabalho (uma pesquisa pessoal e independente que se desdobra há oito anos ‘estados’ na/ e a partir da cidade de Belém-PA), um jogo comunicacional que pensa o corpo numa perspectiva conceitual corpomidiática pelo viés do que vem experimentando e chamando performance cênica de caráter cotidiano, residual, ordinário e intimista. 

Vale-se como método de exercício, texto e testemunho da experimentação do corpo falho, do desvio e da negativa da edição deste corpo vivido (por menor que seja!) numa sucessiva aPRESENT_Ação deste como eventos cotidianos, circunstâncias e atos-pensamentos conjugados por ele num modus operandi cênico efusivo, inconcluso, inócuo e fugidio; que se clarifica a medida em que se abre em expectação e some sem jamais retornar, mesmo quando volta em re-aparecimento enquanto pesquisa em andamento, em permanente devir,  ininterrupto,intranquilo e fugaz por assim dizer. Um modo exigente de se investigar simultaneamente nesta inventigAÇÃO a que se propõe. 


COMO
Apresentação corpovisual e comunicação oral simultânea. O trabalho começa na rua próxima ao evento e culmina no espaço interno, onde as projeções visual e sonora ocorrem. Ali se abre a roda de conversa sobre o trabalho ainda em estado de ação-comunicação.

QUANDO
Conforme cronograma do evento (preferencialmente a noite), aproximadamente entre 30 a 40 min de interAÇÃO.

O QUE VOU PRECISAR
ü  Projeção de imagens e áudio. Um foco de luz branca num determinado momento da ação.

ONDE
ü  Área externa ao evento e espaço interno com adequação para o público presente

PÚBLICO
ü  Livre e distinto, do mesmo modo em que o cotidiano se manifesta

CONTATOS

Confira ações no blog:



[1] Atriz e pedagoga pela UFPA. Pesquisadora independente de corpo, performance e religiosidade amazônida. Coordenadora e produtora do Projeto Corpo Sincrético (2013 a 2014) e produtora da Ação Ferreiros de Ogum em expedição de Trabalho (2016) ambos em Belém/PA. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Especialista em estudos contemporâneos do corpo: Criação, Transmissão, Recepção (ICA/UFPA). Professora SEMEC e especialista educacional SEDUC no estado do  Pará. Professora colaboradora no Curso de Licenciatura em Teatro (PARFOR/ETDUFPA/UFPA) e formadora pedagógica no Programa Escola da Terra no município de Cametá-PA (ICED/UFPA/MEC)




Comentários

Postagens mais visitadas