Performances cênicas são apresentadas no Estúdio reator - Belém/PA 2017

Disponível em
http://www.fcp.pa.gov.br/noticias/1359-performances-cenicas-sao-apresentadas-no-estudio-reator



A performance “Fissura”, organizada pelos artistas Rosilene Cordeiro, Dudu Lobato e Pedro Olaia, em parceria com o Estúdio Reator, será apresentada ao público hoje a partir das 20h, no próprio estúdio que fica na Tv 14 de Abril, 1053.
Um dos organizadores do evento, Pedro Olaia, performer, ressalta que o estúdio recebe o público para apresentação das performances que são resultados do projeto “Insulada: O ato de transformar em Ilha” que foi criado em 2016 com o intuito de participar do Seiva, Programa de Incentivo à arte e à  Cultura da Fundação Cultural Do Pará. O projeto foi contemplado no Prêmio de Produção e Difusão Artística 2016.
O Projeto Insulada: O ato de transformar em Ilha, foi produzido em cenários que pudessem representar um ambiente especial, afastado da cidade, e que não desse pra perceber interferência humana, onde ainda há uma resistência da natureza ao caos urbano, nesse caso as ilhas: Do Combú, Cotijuba e Das Onças.
Para chegar ao resultado do projeto, o trio de artistas buscou estar em sintonia com a natureza, através de rituais religiosos do Candomblé. Segundo o artista Pedro Olaia, eles deixaram acontecer de maneira natural, numa troca de olhares entre os perfomeres e o fotógrafo, sem ensaio, mas de forma espontânea, no sentir da natureza e ao que ela levava. 
Na sexta-feira foi apresentada a performance “In Fusão” que teve a  participação direta do público com uma conversa de troca de conhecimento, relatos das performances nas ilhas e outros trabalhos, envolvê-los com os cheiros, os sabores e deixá-los mais próximos do cenário místico, e  com o intuito de estabelecer uma relação com a mitologia amazônica e suas lendas.
Hoje haverá a apresentação será da performance “Fissura”, que é a segunda parte do resultado do projeto, a metodologia será diferente, mais cênica, onde os espectadores vão esperar em uma anti-sala e após vão para outro lugar para executar uma performance cênica.
Pedro Olaia informa que “no estúdio Reator, também terão outras exposições, no teatro quando você entra tem a imersão sensorial que aí tem o vídeo arte, com sons, com cheiros, no Hall é possível observar as fotografias impressas em papel, e dentro no estúdio, na parte do teatro a exposição que é a impressão das fotografias em tecidos”.

Serviço:

Performance FISSURA
Data: 14 de janeiro de 2017 (Sábado)
Horário: Às 20h.
Local: Estúdio Reator nº 1056 – Tv 14 de abril entre (Magalhães Barata e Governador José Malcher)
Entrada Gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas