Cinco estações, três artistas, dois peixes e um milagre! Salve São Marçal nas águas de Oxum.

Por Denis Bezerra 
(Professor de teatro, encenador, ator, coordenador do curso de licenciatura em teatro da UFPA em Belém/PA)

Recentemente, fui convidado para registrar a performance de Rosilene Cordeiro, em homenagem ao dia de São Marçal. Como sempre não planejamos nada, a artista pensou e elaborou o que queria fazer. Minha função era apenas acompanhar e registrar. No entanto, fui puxado para a correnteza de sensações que o caminhar entre as 5 Estações planejadas por ela nos conduzia.
Pensamos que a condução do trabalho é feito pela espiritualidade, que emerge de nós e comungamos, semeamos, partimos.....
Foi um encontro de águas: memória, suor, lama, rios, várzeas, ondas, bebidas...
Pés, sons, encontros, olhos curiosos, estranhos, duvidosos. Tudo que se relaciona com a água esteve conosco. Oxum, Mariana, Iemanjá, e o passeio pela Icoaraci da infância, do passado, do presente. O abandono do “patrimônio” representado pelos casarões, mas estávamos imersos em outro patrimônio: as pessoas, a rotina viva, alegre, corroída, machucada pelo tempo.
No “final” o início de todo dia: o ir e vir da maresia, a música nos recebendo na Praia do Cruzeiro, e a comunhão: dois peixes, três artistas e um milagre.
Depois, a água que caiu do céu, para dizer que tudo recomeça e a performance da vida continua....
O que é a arte?
É o encontro da vontade de fazer, da sensibilidade, das pessoas certas, e o impulso.....
Ora iê iê!!!!!!!!!!!!!
— com Rosilene Cordeiro.


 

Comentários

Postagens mais visitadas