Espetacularidade ao vivo- Participação no Encontro Paraense de Etnocenologia- TAMBOR/ICA-UFPA

Hoje tem!

confira no blog do evento

Espetacularidade ao vivo

Compondo o 2º Dia de programação no II Encontro Paraense de Etnocenologia

Hora: 17h e 30 às 18h e 30min

ETDUFPA

SOLOS – Artistas-Pesquisadores

Ana Cláudia Moraes – Flôr de Efun.
Cláudio Dídima – Carne Trêmula: a performance do Caboclo Zé Pilintra em Belém do Pará.
Keila Sodrach - Águas de Mariana.
Rosilene Cordeiro – Corpo Sincrético (com presença honrosa de atuantes convidados: Edilene Rosa, Diego Vattos, Flávio Negrão, Silvio Nascimento, Patricia Passos, Eric Nascimento, Erick Bonifácio, Érika Bonifácio, Mariléa Aguiar, Ila Falcão, Andréa Rocha, Mailson Soares, )
Alan Jonnes – Mariana, de Princesa à Cabocla.

Claudio Dídima 

Artista-pesquisador, adepto da Umbanda, Visagista, Ator, Diretor, Performer, Clown, Maquiador, Cenógrafo e Professor de Artes Dramáticas na cidade de Belém do Pará. Cientista Social Graduado no Curso de Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia-UNAMA. Habilitação de Técnico em Ator, pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Experiência na área de Artes Cênicas, atuando nos seguintes temas: Ensino das artes, maquiador, diretor de arte, performer, clown e visagista. Atualmente, na Universidade Federal do Pará, é professor nos cursos técnicos de Formação de Ator, Dança, Figurino e Cenografia, na Graduaçao em Dança e Teatro. 

Pesquisa: Carne Trêmula : A PERFORMANCE DO CABOCLO ZÉ PELINTRA NO TERREIRO DE UMBANDA REI SÃO SEBASTIÃO EM BELÉM DO PARÁ.

Presidindo do olhar de artista-pesquisador na Região Amazônica, o estudo investiga a construção da corporeidade e o seu discurso que carrega a religião Afro-Brasileira em Belém do Pará. Sendo este, um cenário de estudos, ao longo de quase um século por pesquisadores da antropologia e demais áreas afins. A presente pesquisa oinvestiga a caracterização e a prática performática da entidade de Umbanda Caboclo Zé Pelintra, analisando os processos criativos e expressivos presentes no referido contexto. O foco de estudo assenta-se na averiguação teórico-prática que visa percorrer as vivências da manifestação da entidade na Casa de Umbanda "Casa do Rei São Sebastião e da Cabocla Herôndina”, para compreender, assim, como tais categorias podem favorecer a performance ritual, como possibilidade de exploração criativa e artística no contexto pesquisado

Aninha Moraes 

Pedagoga, atriz da Cia Atores Contemporâneos e da Cia Brasileira de Cortejos. Mestre em Artes e Especialista em Estudos Contemporâneos do Corpo pelo Instituto Ciências da Arte/UFPA.Membro do TAMBOR - Grupo de Pesquisa de Carnaval e Etnocenologia. Membro do Ciranda - Grupo de Pesquisa em Antropologia da Dança. Apresenta pesquisa e criação cênica, desde 1997 no Espetáculo O Auto do Círio.

Pesquisa: "Flor de Efun"

O corpo-cena "Flor de Efun", é resultado das pesquisas do Mestrado em Artes pelo Instituto de Ciências da Arte/UFPA de Aninha Moraes, realizadas no terreiro de Candomblé-Ketu Yle Ase Oba Okuta Ayra Yntyle em Benevides/Pa. O solo revela o corpo da Yaô, filha de santo, no ritual de iniciação ao Candomblé, apresentando o estado alterado de consciência pela corporificação do Orixá. Flor de Efun traz a beleza do corpo da Yaô e suas simbologias pelo corpo-cena da atriz.

KEILA ANDRÉA CARDOSO DOS SANTOS – KEILA SODRACH

Mestre em Artes pelo Instituto de Ciência das Artes ICA-UFPA. Especialista em Semiótica e Cultura Visual pelo ICA- UFPA. Graduada em Letras pela UFPA. Possui Curso de Formação de Ator pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. Membro do Grupo Tambor - Grupo de Estudos de Carnaval e Etnocenologia coordenado pelo Prof. Dr. Miguel Santa Brígida Junior. Fez parte do CIRANDA (Circulo Antropológico da Dança) coordenado pela Prof. Pós-Doutora Giselle Guilhon. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Performance. É funcionária da Fundação Curro, na qual exerce a função de Técnica em Gestão Cultural em Teatro. Fundadora e Diretora do GeMtE - Grupo Experimental de Teatro.

Pesquisa: AGUAS DE MARIANA, 2010 - GeMtE GRUPO EXPERIMENTAL DE TEATRO - PREMIO CLAUDIO BARRADAS DE TEATRO - SECULT/GOVERNO DO ESTADO PARÁ.

Allan Jones

Acadêmico do curso de licenciatura plena em teatro (UFPA), desde 2012 e formado pelo curso técnico de Formação em Ator pela Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Já atuou como preparador de elenco, figurinista e ator. Atualmente integra o grupo Os Varisteiros como ator e coordenador de Visualidade e Comunicação Interna.

Pesquisa: Mariana, de princesa à cabocla 

A força que vem das águas sacrossantas de Mariana se convertem em corpo em movimento. Princesa Mariana fugiucom suas duas irmãs da Turquia a mando de seu pai, Sultão ToyDarsalam,e adentraram ao portal da encantaria onde tomaram consciência de seu estado; Mariana se encantou nas águas do mar a espera de seu pai.A atualização do mito da Cabocla Mariana em arte cênica se dissolve a uma dramaturgia pessoal. A performance resultou da matéria Técnicas Corporais II ministrada pelo ProfºDr MiguelSantabrigida no curso técnico em ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA e segue como pesquisa pessoal.

Ficha Técnica:
Ator/Criador: Allan Jones
Sonoplastia: Márcio Pantoja
Visualidade: Allan Jones e Fabricio de Souzsa

Rosilene Cordeiro 

Atriz, pedagoga e pela UFPA, onde cursou especialização em estudos contemporâneos do corpo pelo Instituto de Ciências da Arte. Artista com pesquisa voltada para processo criativo do ator-performer, tendo como campo de investigação a religiosidade mestiça amazônica, coordenando o Coletivo de artistas independentes no Projeto 'A partir das 8 com Ewá': INstalações performATIVAS nos tratamentos Corpo Sincrético. Professora na SEMEC-PA e técnica educacional na SEDUC-PA. Atriz integrante da Cia AVUADOS de Teatro. Membro do TAMBOR- Grupo de Pesquisa de Carnaval e Etnocenologia (ETDUFPA/ICA/UFPA) e GEPERUAZ- Grupo de Pesquisa em Educação Rural na Amazônia (ICED/UFPA).

Pesquisa: Corpo Sincrético, partILHA do corporede

Pesquisa cênica de cunho intimista e experimental em sucessivos estados/ pensamentos/ movimentos/ espaçotempos de criação, transmissão e recepção compartilhados interna e publicamente como INstalações PERFORMativas do corpo sincrético ou cenas interventivas nos quais o público se “instala” como atuante ativo atravessando simbólica e organicamente as ações artísticas propostas. Tem no corpo dos atuantes um suporte-território marcado por matrizes da religiosidade mestiça praticada na região amazônica o ‘olho temático’ do trabalho. Metodologicamente circunscreve conexões colaborativas distintas em busca de uma linguagem-ramo potencializadora da relação das linguagens presentes utilizando elementos cênicos diversos revisitados poeticamente pelo corpo cênico dos atuantes agregando dimensões somáticas, físicas, cognitivas, emocionais e de igual maneira espirituais, canalizadas como composições artísticas resultantes das relações destes com as distintas manifestações religiosas com as quais se identificam, integram e comunicam cenicamente como artistas-criadores.

Artistas/s convidados/as para essa partilha: 

Diego Vattos (músico), Silvio Nascimento (músico), Ila Falcão (atriz, figurinista e cenógrafa), Mariléa Aguiar (atriz e figurinista), Patricia Passos (Atriz), Eric Nascimento (Ator), Flávio Negrão (Ator, bailarino), Sol Henriques (Designer gráfico/ produtor visual), Erika Bonifácio (Atriz) , Erick Bonifácio (Ator), Edilene Rosa (dançarina, professora de dança) (5 fotos)

Comentários

Postagens mais visitadas