Coletivo Corpo sincrético participa de evento em defesa das questões da afrobrasilidade. IFPA, Agosto 2013

IV Ciclo Nacional de Conversas Negras acontecerá no Campus Belém neste mês de agosto

E-mailImprimirPDF
Estabelecer espaços formativos, como também visualizar mecanismos para o exercício do controle social relativo as políticas públicas para promoção da igualdade racial. No período de 28 a 30 de agosto no IFPA - Campus Belém, acontece o IV Ciclo Nacional de Conversas Negras: "Agosto Negro* ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta", onde diversos segmentos sociais terão espaço, escuta e voz para discutir, problematizar e propor caminhos tendo como base temas relacionados à descriminação e desigualdades raciais
O IV Ciclo Nacional de Conversas Negras é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, representante do movimento negro em Alagoas,  e se constitui em uma ação de formação continuada, com o objetivo de não só de estabelecer espaços formativos, como também visualizar mecanismos para o exercício do controle social relativo as políticas públicas para promoção da igualdade racial.
O evento contará com uma programação diversificada, entre conferências, atrações afro-culturais, registros de experiências, exposições, lançamentos e palestras, e tem como objetivo criar possibilidades de reflexão e o redimensionamento da questão estrutural do racismo, nos currículos das escolas, e em todos os espaços formativos na busca de criar um processo de diálogo social que contemple e problematize temas relacionados com a descriminação e desigualdades raciais. E, sobretudo discutir o racismo como violência de caráter endêmico, implantada em um sistema de relações assimétricas, fruto da continuidade de uma longa tradição de práticas institucionalizadas.

Inscrições
Para se inscrever os interessados devem enviar um e-mail para  neab-ifpa@hotmail.com,  com cópia para  raizesdeafricas@gmail.com. A inscrição terá uma taxa simbólica de R$25.00 ( vinte cinco reais) e a participação dará direito a uma certificação de 25 horas.

Em sua quarta edição, o evento tem como  articuladora local, a professora Helena Rocha, coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros - NEAB do IFPA - Campus Belém, e as professoras Ana Paula Palheta Santana, Laura Helena Barros e Júlia Antônia Maués Corrêa, membros do NEAB,  e também conta com o apoio do Ministério de Educação, Fundação Cultural Palmares, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos.




O que é  agosto negro (Black Agost)?
O Agosto Negro (Black Agost)  surgiu na década de 70 na Califórnia, nos Estados Unidos, caracterizando-se como um mês de grande significado para a cultura negra por ser uma data de resistência contra à repressão e de esforços individuais e coletivos contra o racismo. Na época, o movimento foi comandado pelo grupo americano Black/New Afrikan Liberation Moviment e nasceu a partir de ações de homens e mulheres que lutaram contra as injustiças sobre os afro descendentes. A repercussão positiva do movimento negro norte-americano originou adaptações do Black Agost à realidade local de outros países – como Cuba, Jamaica, África do Sul, França e Rússia – que enfrentam a discriminação e desigualdade racial.

Serviço
IV Ciclo Nacional de Conversas Negras: "Agosto Negro ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta"
De 28 a 30 de agosto no IFPA - Campus Belém - Av. Almirante Barroso,1155, Bairro: Marco- Belém.
Inscrições: Para inscrever-se basta enviar um e-mail para  neab-ifpa@hotmail.com com cópia para  raizesdeafricas@gmail.com. A inscrição terá taxa simbólica de R$25.00 ( vinte cinco reais). Certificação de 25 horas.

Veja a programação completa no Blog do NEAB

Faça o download do cartaz do evento, Clique aqui!

Informações
Belém: (91)3201-1765
Maceió: (82) 8827-3656
Disponível em 
http://belem.ifpa.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=841%3Aiv-ciclo-nacional-de-conversas-negras-acontecera-no-campus-belem-neste-mes-de-agosto&catid=89%3Anoticias&Itemid=164


Comentários

Postagens mais visitadas