AUTO DO CÍRIO 2013

Justamente no ano em que decidi, por uma questão, digamos mais de recolhimento religioso, acompanhar de 'fora' essa linda manifestação dos artistas da minha cidade, que os belos e talentosos artistas e não artistas 'brincantes' de Belém oferecem a Virgem Maria por ocasião do Círio de Nazaré, auto que este ano está em sua 19ª edição brindada pela chuva característica de nossa região; fui carinhosamente convidada a declamar esse lindo texto criado por Marton Maués, no momento final da programação. 
Texto que muito me emocionou pela escritura singela, pela fartura de sentidos e sentimentos que faz desabrochar nos corações crentes ou descrentes, mas que se deixam tocar pela magia das palavras certas, na hora certa.






Ao amado mestre, Marton, um muito obrigada muito especial pela oportunidade de DIZER, de transbordar por sua PALAVRA, os anseios dos artistas da cidade que puderam compartilhar esse momento único e memorável deste evento este ano abençoado pela chuva, chuva de bençãos!.
Evoé à ARTE DE RUA no Pará!
SaLve Maria de Nazaré, nossa Nazinha bem amada que passa!
Lindo e abençoado Círio a todo povo de fé, daqui, de lá e de acolá!
Axé! Namastê! Saravá! Amém


Nossa Senhora das Flores* 

(Por Marton Maués. Professor e Diretor teatral da cidade de Belém. Declamado no Auto do Círio 2013) )

Oh minha mãe, mãe Maria, Nossa Senhora das Flores, de todas as flores, de todas as cores; mãe senhora de todos os amores, mais uma vez aqui estamos para te louvar...

Oh, Senhora de Nazaré, nossa Santa, Santinha, Naza, Nazarezinha, derrama sobre este mar de gente que te adora as pétalas perfumadas de teu amor-em-flor.

Dá-me tua mão, Santa Maria do Grão Pará, semeia nossos corações com os grãos do teu divino amor: para que só ele floresça, para que todo o ódio feneça.

Maria de todas as flores, te oferecemos nossa arte nossa vida-em-arte: vem pra roda, vem dançar conosco, todos juntos, mãos unidas a cantar e celebrar a diversidade da vida: chega de tanta intolerância, chega! Chega de tanta discriminação, chega! Chega de tanto desmando, tanta corrupção, chega!

Somos as flores de teu jardim, cada um com sua cor, cada um com seu olor. Somos todos tua semente, nascemos e morremos em nome de teu amor. 

Estamos contigo, estamos nas ruas, estamos na luta!

Senhora da floresta, mãe de todos os paraenses, celebra junto aos teus filhos este divino encontro: festa, fé e carnaval!

Ascende aos céus e de lá espalha tua semente de luz em todos os corações.

Ave, Maria!


*Título também de um dos romances do escritor francês Jean Genet.
Créditos das imagens: 1- Junior Fiel: 2- Cláudio Dídima; 3- André Cordeiro; 4- Rosilene Cordeiro 

Comentários

Postagens mais visitadas