CORPO SINCRÉTICO: “A partir das 8” INstalação PERFOMativa na composição de Ewá, a orixá da síntese.








O Projeto CORPO SINCRÉTICO: “A partir das 8” INstalação PERFOMativa na composição de Ewá, a orixá da síntese, nasceu do desejo da atuante-performer investigar seu corpo como suporte de matrizes religiosas dos diferentes itinerários místicos que vivenciou ante às diferentes investidas sociais em torno do diálogo interreligioso na atualidade, isto pelas diversas frentes de atuação, inclua-se aqui a artística.
A Presente proposta tem por temática, assim, a performance corporal da performer/atuante, com historicidade totalmente marcada pela vivência na região amazônica, percurso esse baseado no hibridismo religioso presente no histórico pessoal e coletivo com enfoque na composição artística de uma entidade de matriz africana: Orixá Ewá, visto que o projeto ergue-se no exato momento em que a atuante faz uma opção por iniciar-se no Candomblé.
      Objetiva, deste modo, construir uma Perfomance, aqui denominadainstalação performativa, inspirada na reunião de diferentes vivências de religiosidade praticadas na região amazônica, as quais perpassam matrizes que vão da pajelança cabocla, passando pelo umbandismo, pelas crenças populares das festas de santos no catolicismo, em seitas de matrizes orientais e pelo protestantismo brasileiro, inscritos no corpo histórico da performer/ atuante, retraduzidas e sintetizadas simbolicamente na composição da orixá Ewá, entidade religiosa do Candomblé.
Percebendo-me hoje física e emocionalmente ligada a essa pesquisa, reencontro traços, ritmos e potências que assinalam uma possibilidade de vislumbrá-la como imagem caleidoscópica, entre os contornos labirínticos de sua existência encantadoramente poligráfica totalmente convidativa à pesquisa-criação artística no âmbito da religiosidade com aporte no sincretismo religioso que me constituiu o ser humano crente que não pode ser compreendido distante da trajetória que acabei de expor.
Deste modo, o presente trabalho artístico se justifica por buscar oportunizar reunir conceitos em separado, trabalhar com essas matrizes em sua valorização cultural tendo no corpo o suporte no qual as linguagens (audiovisual/ musical/dramatúrgica/cenográfica) atuam de forma preponderante, como canal sincrético um conjunto mestiço de possibilidades, porque é nele que se conciliam os conflitos de ordem teórica dando visibilidade ao todo e às partes que integram sua feitura como obra. 
Arte, Ciência e Religião marcam presença nesse fazer uma vez que somos convidados a olhar por diferentes lentes buscando concretizar no suporte Corpo Sincrético ramos-teias de conexões potencializadoras das diferenças religiosas no que elas tem em comum e agregador em suas substâncias sígnicas culminando com uma entidade compreendida como mobilizadora de energias vitais múltiplas que sintetiza o todo promovendo as partes.
A pesquisa, vista desse prisma, viabiliza promover não apenas a ressignificação desses conceitos religiosos em âmbito artístico e estético, mas romper a amálgama com que se tratou a religiosidade como campo dissociado do corpo por séculos, sem a compreensão da valorização historicidade corporal como fator presente e essencial na elaboração do corpo do performer/ atuante na contemporaneidade; e como isso ganha visibilidade na cena artística regional e, por que não dizer, universal.
Esse Corpo, carregado de códigos próprios, dentre eles os da religiosidade, cada uma com seu valor específico, revisitadas pela arte performática propondo o movimento de um outro encontro promovido pela Arte da performance está alicerçado no que cada um compreende como seu, disponibilizado a um energia coletiva na qual o expectante protagoniza, também e sobretudo, esse sentir e esse viver como evento, processual e nunca finalizado do produto cênico obtido, advindo daí, a idéia de uma instalação performativa.
 
O desafio aqui posto é trabalhar conjuntamente a fim de orquestrar a sintonia-sinfonia dos diferentes meios-linguagens circunscritas para esse meio-fim e, para tanto, reuni um grupo de artistas da cidade, potencialmente criadores e atuantes na cena artística contemporânea com os quais dialogo substancialmente em teoria e ação e sem os quais não poderia conceber-construir o objetivo desse trabalho. Cito meus sinônimos, homônimos, parceiros-inspiradores que dividem comigo a assinatura desse trabalho antes amoroso, para depois artístico: 

Diego Vattos (Músico instrumentista e compositor) Preparação corpo-som
Ilaroque Parente (Cantor, cenógrafo e produtor artístico) Preparação corpo-mídia
Mailson Soares (Dramaturgo, ator, cenógrafoPreparação corpo-cena
Maurício Franco (Ator, figurinista e cenógrafo ) Preparação corpo-veste/corpo-luz
Mateus Moura (Cineasta, ator, diretor e produtor cinematográfico) preparação corpo-lente
Rafael Couto (Dramaturgo, diretor teatral e ator) Preparação corpo-mídia
Wallace Pantoja (Geógrafo, professor universitário, produtor cinematográfico e consultor acadêmico) Preparação corpo-texto
Nilson Saldanha (Professor, babalorixá e consultor religioso) Preparação corpo-rito
para os quais dedico a empreitada deste projeto-sonho, que se propõe hoje pesquisa artística.

Até aqui somente gratidão. 

“Ri Ró, Ewá!”


Rosilene Cordeiro (Atriz-performer, Pedagoga) Corpo-atuante

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