II Festival de Teatro Universitário do Pará reúne 10 espetáculos


O Pará vive um tempo de efervescência cultural, com eventos, grupos e espetáculos que atraem espectadores de todas as idades para os teatros e espaços culturais alternativos da capital. Nesse contexto, o Grupo de Teatro Universitário (GTU) realiza a 2ª edição do Festival de Teatro Universitário do Pará entre os dias 27 de agosto e 3 de setembro, com 10 espetáculos para todos os gostos.
Neste ano, o Festival conta com quatro novas produções do GTU, além de trazer aos palcos do Teatro Universitário Cláudio Barradas espetáculos da cidade de Castanhal, Santo Antônio do Tauá e São Miguel do Guamá. Ao longo da semana, algumas peças também serão encenadas na Praça Brasil e no pátio da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Dentre as novidades, a programação deste ano inclui um bate-papo sobre os trajetos de formação do diretor teatral em Belém, voltado para encenadores, produtores culturais e estudantes.
Segundo Olinda Charone, coordenadora do Festival e do GTU, o bate-papo vai fazer parte da série “Ribalta”, um projeto de extensão da ETDUFPA que registra histórias da instituição e sua relação com a cidade de Belém. “Somos formados na prática, na necessidade do dia-a-dia do nosso fazer teatral e essa experiência precisa ser registrada, para que futuramente se consiga criar um curso de formação de diretores que supra a necessidade que temos desse profissional que urge em aparecer”, afirma Olinda.
Olinda diz que o festival busca estimular o gosto do público pelas artes cênicas, e tem o intuito de trazer novas ideias, reflexões e produções, além de promover a troca de experiências entre diferentes pessoas do meio teatral paraense. “Para que o Festival honre ainda mais o seu nome, ano que vem vamos lançar um edital para organizar a participação de outros grupos, pois já existem planos para estender o festival a outros espaços através de oficinas e debates”, diz a coordenadora.
SOBRE O GRUPO
O Grupo de Teatro Universitário (GTU) surgiu na década de 1960, coordenado por Maria Sylvia Nunes como uma forma de aproveitar os alunos que se formavam no Norte Brasil Escola (antiga denominação para a atual Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA). Nesse período o GTU produziu diversos espetáculos, realizando o último em 1988: “A casa da viúva Costa” de Antônio Tavernard, primeira direção da recém-formada Wlad Lima.
Depois disto, o grupo passou mais de dez anos sem desenvolver qualquer trabalho, até que no ano de 2008 o período produtivo foi reativado por Olinda Charone. No ano seguinte, Wlad Lima aderiu ao projeto de reacender a produção teatral do grupo, que foi elevado à categoria de projeto de extensão da ETDUFPA. Em 2010, o mesmo GTU ganhou mais um aliado, o projeto “Novos Encenadores”, em que recém-formados nos cursos da Escola de Teatro ingressam no mundo da direção teatral.
Os espetáculos do GTU são marcados pela liberdade de experimentação e pelo flerte do teatro com diversas outras áreas artísticas como a música, o vídeo, a dança e a literatura. O projeto de extensão tem outra característica fundamental: o grupo é aberto a todo tipo de participante, seja aluno da Universidade Federal do Pará, ou não.

Espetáculo Paixão de Dionísio. Foto de Adhara Belo. com Rosilene Cordeiro, Icaro Gaya e Sandra Perlin. Texto e Encenação Ana marceliano.

PROGRAMAÇÃO

27 de agosto, às 19h.
Espetáculo - Faces
Grupo -  Turma de Licenciatura em Teatro de Castanhal
Local - Teatro Universitário Cláudio Barradas
28 de agosto
19h

Espetáculo: A paixão de Dionísio
Grupo: Grupo de Teatro Universitário da UFPA
Local: Praça Brasil
20h30
Espetáculo: Catimbas, Curimbós e Canalhices
Grupo: Grupo de Teatro da UNIPOP
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
29/8, às 20h
Espetáculo: Ao vosso ventre
Grupo: Grupo de Teatro Universitário da UFPA
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas

Espetáculo Ao vosso ventre. Foto de inácio Borges
30/8, às 19h
Espetáculo: Lembranças...
Grupo: Cia Trem das Artes, de Castanhal/PA
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
20h
Espetáculo: Gente do meu bem
Grupo: Grupo de Teatro e Dança Meninos do Guamá, de São Miguel do Guamá/PA
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
31/8, às 20h
Espetáculo: Horizonte de Aço
Grupo: Grupo de Teatro Universitário da UFPA
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
1/9, às 18h e 2/9, às 19h
Espetáculo: Pé na tábua até o céu
Grupo: Grupo de Teatro (de rua) Universitário da UFPA
Local: Pátio da Escola de Teatro e Dança da UFPA

Espetáculo Nó de quatro pernas. Foto de Rafael Samora
1/9, às 20h
Espetáculo: Nó de 4 pernas
Grupo: Cia de Teatro e Dança Tamba-Tajá
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
2/9, às 18h
Bate papo: Formação do Diretor Teatral em Belém
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
3/9, às 20h
Espetáculo: Nó de 4 pernas
Grupo: Projeto de Pesquisa “Memórias da Dramaturgia Amazônida” da UFPA
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas
SERVIÇO: O 2º Festival de Teatro Universitário do Pará será realizado no período de 27 de agosto a 3 de setembro. A abertura é a partir das 19h, no Teatro Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546 - esquina com a Tv. Dom Romualdo de Seixas). Os ingressos individuais custam R$ 10 e duplo, R$ 15.
Mais informações: 8247-5251 / 8861-4476.
Programação completa com sinopse dos espetáculos no site: www.teatrofestpa.com
www.facebook.com/TeatroParaFest
teatrofestpa@gmail.com

Texto de Raissa Araújo
Disponível em http://www.pontozero.net.br/cenicas_festival-teatro-2012.php, acessado em 25/08/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas