Espetáculo A Paixão de Dionísio do GTrUa/ UFPA participa do V Amazônia Encena na Rua, Porto Velho/ Rodônia, Julho 2012


V Amazônia Encena na Rua
Espetáculos de teatro, circo e dança, oficinas e documentário
Pelo quinto ano consecutivo, Porto Velho vai receber dezenas de grupos de teatro, dança e circo, que vão transformar a cidade num grande palco do Teatro de Rua. Nesta edição, a realização do Amazônia Encena na Rua é em parceria com o Sesc Rondônia e comemora o Centenário da E.F.M..M, local onde acontecerão todas as atividades do Festival.
Serão 9 dias de programação diversificada, com 35 espetáculos de dança, circo e teatro de rua. Além dos grupos e companhias de Porto Velho, também se apresentam no Festival artistas da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins e Maranhão) e São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Um grupo da Venezuela completa a programação, fortalecendo o intercâmbio cultural entre os grupos e enriquecendo a pluralidade dos espetáculos.


Abertura

Como na edição anterior, a abertura do Festival, no sábado (21) será marcada por um grande cortejo com todos os artistas e público. Esta cerimônia descontraída é também muito simbólica para o Amazônia Encena, pois percorre as ruas saindo da Praça das Caixas D’água até Arena Madeira Mamoré, tomando, de fato, conta da cidade. A concentração está marcada para as 18h e às 20h acontece o show musical “São Batuques”, com Beto Oscar e Helder Brandão, de Macapá.

Apoio

O V Festival Amazônia Encena na Rua é uma realização do O Imaginário e SESC Rondônia, e conta com o apoio da Fundação Iaripuna - Prefeitura de Porto Velho, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer - SECEL, do Governo do Estado de Rondônia e do Instituto Itaú Cultural - Intercâmbio Rumos Teatro.
Programação do II Seminário Amazônico de Teatro de Rua
A programação do Seminário inclui Ciclos de Debates, Rodas e exibição de Documentário.

Paralelamente à programação do V Festival Amazônia Encena na Rua, que traz a Porto Velho dezenas de espetáculos de teatro, circo e dança, realizamos com a Fundação Iaripuna a segunda edição do Seminário Amazônico de Teatro de Rua, em parceria com o SESC Rondônia e a Secretaria de Estado dos Esportes, Cultura e Lazer - SECEL, Governo do Estado de Rondônia e com apoio da Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Um dos destaques da programação é o documentário “Evoé – Retrato de um Antropófago”, produzido pelo Instituto Itaú Cultural,  que será exibido no dia 25/07 às 9h, no Galpão II.  

Os Ciclos de Debates acontecerão nos dias 23 a 27/07, sempre das 15 às 17 horas, e os temas são:

A Estética do Teatro de Rua, no dia 23, com mediação de Michelle Cabral (MA);
Artes Públicas, no dia 24, mediado pelo grande mestre do Teatro de Rua no Brasil, Amir Haddad (RJ);
Políticas Públicas para as Artes no dia 25, com mediação de Adaílton Alves (SP);
O Teatro em Rede no dia 26, mediado por Lenine Alencar (AC),
A Roda do Truque, dia 27, com Patrick (RJ).

Toda a programação do Seminário, assim como do Festival Amazônia Encena na Rua, é gratuita e acontece no período de 21 a 29 de julho, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Atores, diretores, artistas, estudantes e público em geral estão convidados a participar deste evento que, além de comemorar o Centenário da E.F.M.M., transformará Porto Velho na capital do Teatro de Rua durante o mês de julho!

Comentários

Postagens mais visitadas