"Círio 2011- "Fazei tudo o que ELE vos disser!"


"E foi assim, que ontem dei uma de turista apreciando Belém com o olhar de flâneur, estrangeiro mesmo, acabando de chegar à cidade das mangas fartas.

Fui vendo as estruturas sendo erguidas ante meus olhos cintilantes de espera sem nenhuma pressa. Muros sendo pintados, fachadas decoradas, jardins ornados com flores, diversas e viçosas, flores a exalar ternura e pedidos.

Um azul, branco e amarelo tomando conta das vistas transeuntes e das frentes dos órgão públicos e casas de família.

Um verdadeiro arsenal humano de trabalhadores da construção civil (minha amada construção civil!), autônomos, ambulantes, lojistas, tomando seus postos na cena que aos poucos vai sendo erguida sob o pseudônimo de festa.

O círio visto pelos bastidores que compõem a Cidade da Fé, tem uma corda forte e vigorosa que passa entrelaçando o povo e atravessando Belém do Pará bem entes da procissão com a Santa chegar.

Belém se abre inteira em flores, cores e sabores distintos porque o tempo da fé aqui, a propósito, é todos os dias e a gente nossa de cada dia é uma gente de reunião, de encontro e de maniçoba a cada aniversário.

Hospedemos então esse tempo de graça para mais uma vez declarar nossa gene tipicamente paroara embebida de mundo e tucupi, de gente que abraça todas as gentes, de aconchego humano e de saudades quando isso tudo, por mais um ano, se tornar lembrança.

Unidade na diversidade num mosaico capaz de tornar o invisível visivo: a fé que anima a gente a significar o humano da gente!!!

Porque não há como não ver, pelos olhos da religiosidade e/ ou da cultura, o quanto essa cidade está se preparando com capricho pra ver sua mãezinha passar de novo, sempre nova, renovando o caminho que nos indica o Filho que, por conseguinte, leva ao Pai fazendo tão somente tudo o que ELE nos disser.

A todos e todas que moram no meu coração, reunidos nestes amigos que tenho nessa rede social, um Feliz e abençoado Círio, extensivo a todos os que crêem e aos tantos outros que, por certo, serão fraternalmente alcançados com GRAÇAS, por esta manifestação de fé."

"Tudo a Jesus por Maria. Tudo a Maria para Jesus!" (São Marcelino Champagnat)

Cordialmente,

Rosilene Cordeiro

Comentários

Postagens mais visitadas