Oficina Teatro de Improviso Colégio Marista Belém, Abril de 2010







Promovida pelo Instituto Marista colégio Nossa Senhora de Nazaré, o Dia da Família na Escola oportunizou experiências ímpares na minha vivência teatral bem como de cadaparticipante, crianças e adultos, participantes da oficina realizada no dia 24/04/2010.

O teatro de improviso é uma espécie de jogo de atuação entre atores. Não é um jogo de competição mas sim colaborativo para que se atinja o objetivo que é criar com base em reais espontâneas e improvisadas uma boa história. As regras são somente para maximizar a experiência.

Regra 1: Sempre aceite, nunca negue

Algumas vezes esta é chamada de “Regra de Ouro” pois é a mais importante da improvisação, pois sempre deve-se aceitar qualquer coisa que seu parceiro diga ou faça como um fato. Qualquer item, personagem ou idéia que apresentar é agora, parte da cena. Isso pode ser alterado e modificado, mas nunca negar. Contradizer seu parceiro, o que é chamado de negação ou bloqueio, mata a cena.

A regra número um da improvisação é “Aceite tudo!”.Nunca negue seu parceiro. Nós às vezes fazemos um exercício onde cada fala deve começar desta forma: “Sim, e…”.

Regra 2: Amplifique

Esta é a segunda parte mais importante do processo de improvisação e flui naturalmente ao aceitar aquilo que seu parceiro disse. Aceite sua oferta (tudo o que eles dizem ou fazem é considerado uma oferta), amplifique isso adicionando mais informação e devolva ao outro.

Regra 3: Evite bloquear ou negar

A forma mais óbvia de bloqueio é a negação da oferta de seu parceiro, mas há outras formas menos óbvias formas de bloqueio. Uma das mais comuns é a falha em amplificar, adicionando informação e deixando o outro em um beco sem saída. A segunda mais comum é quando um participante não consegue pensar em um bom comentário. É a mais praticada por iniciantes que se contentam em afirmar com a cabeça, ou dizer frases como “Sim, é verdade”,”Está tudo bem para mim” ou “Ok” que podem arruinar a cena (tente o truque “Sim e…” quando estiver sem idéias).

Outra forma de bloqueio é a contra oferta que não tenha nada a ver com a oferta original. Isto é chamado de non sequitur. Non Sequitur pode entretanto, ter efeito cômico, mas obriga o parceiro a ter com o que se preocupar.


Regra 4: Evite perguntas

Esta é a regra mais difícil de ser seguida pois na vida real fazemos muitas perguntas, pois queremos informações precisas. Mas, na improvisação, tentar ser específico pode ser um desastre. É certo que uma hora ou outra, você ou seu parceiro irão quebrar esta regra. Responda, amplifique e continue.

Regra #5: Não Planeje

É muito tentador tentar levar o seu parceiro a uma direção específica, mas isso quase nunca funciona e destrói a cena. Isso leva ao bloqueio e interfere na espontaneidade.

Regra 6: Não se importe em ser engraçado

Quando você segue o processo, permite que a coisa flua, a graça simplesmente acontece. Forçar para ser engraçado não tem graça. Faça seu papel, seja espontâneo, acredite no processo, e você será mais engraçado do que se você tentasse ser cômico.


Um dia entre tantos nos quais a rotina diária cedeu lugar á imaginação, à alegria, à diversão e à construção coletiva do conhecimento. Em imagens um pouquinho do que representou essa ciranda de saberes...























Comentários

Ilaroque Parente disse…
Só agora li seu comentário... Deus desenha suas histórias e nós, tracejos de luz, apenas seguimos em frente...obrigado por esse encontro que, a cada dia, me deixa mais leve... vc a cada dia se torna mais e mais especial pra mim...grande beijo, minha linda.

Postagens mais visitadas